sábado, 6 de abril de 2013

Alfabetizar na Educação Infantil: A de Atenção!!!

A de Atenção... Atenção... Muita Atenção!!!

Algumas pessoas estão lendo 
apenas as tabelas do Currículo da Educação Infantil
(que ainda está sendo estudado para ser validado!!!)
o que pode gerar interpretações errôneas...
e uma delas no que concerne 
a aprendizagem da linguagem oral e escrita.

Na página 81 fica claro o que
NÃO DEVE e o que DEVE 
ser feito para que a promoção de práticas
de uma alfabetização tradicional e descontextualizada não aconteça:

"Na Educação Infantil, 
não se espera que as crianças dominem
o sistema alfabético da escrita, 
mas que aprendam a refletir sobre ele, 
a participar criticamente da cultura escrita, 
convivam com a organização do discurso escrito, 
experimentem as diferentes formas de pensar o escrito, 
adquiram o gosto pelo escrever e encontrem recursos para fazê-lo. 

“Não há porque a escola 
atrasar ou cercear a aprendizagem da escrita, 
mas isso não significa acelerar ou estimular 
precocemente tal aprendizagem”
 (PROPOSIÇÕES CURRICULARES, Belo Horizonte, 2009). 

O que não devemos é introduzir as práticas
tradicionais do Ensino Fundamental na Educação Infantil,
 cujas características são próprias e distintas.
Saliente-se que a fase inicial da aprendizagem da língua escrita 
acontece desde o momento em que a criança rabisca,
desenha, elabora e participa de brincadeiras de faz de conta.
 À vista disto, atribui a essas atividades a função de signos. 

“E o que é a escrita senão um sistema de signos? 
A criança constrói o conceito de língua escrita
ao compreender que as palavras escritas são
símbolos que comunicam pensamentos, sentimentos e intenções”
(PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR, 
EDUCAÇÃO INFANTIL. Pinhais, 2010: 92)". "

Lembrando que
 os eixos estruturantes são :

DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE HUMANA,
CIDADANIA E APRENDIZAGENS

e os eixos integradores:

CUIDAR E EDUCADOR
BRINCAR E INTERAGIR

precisamos ir além da imagem que se tem da escola
como a que ensina LETRAS e NÚMEROS!!!

Este é um momento importante
 para uma leitura atenta
rumo a uma prática mais consciente
que perceba que existem 
múltiplas linguagens
que nos permitem comunicar
com o corpo, com sons,
com movimentos...
e com alegria
a cultura que criamos
a cultura que recriamos
e a cultura que desejamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário