A de Atenção... Atenção... Muita Atenção!!!
Algumas pessoas estão lendo
apenas as tabelas do Currículo da Educação Infantil
(que ainda está sendo estudado para ser validado!!!)
(que ainda está sendo estudado para ser validado!!!)
o que pode gerar interpretações errôneas...
e uma delas no que concerne
a aprendizagem da linguagem oral e escrita.
Na página 81 fica claro o que
NÃO DEVE e o que DEVE
ser feito para que a promoção de práticas
de uma alfabetização tradicional e descontextualizada não aconteça:
"Na Educação Infantil,
não se espera que as crianças dominem
o sistema alfabético da escrita,
mas que aprendam a refletir sobre ele,
a participar criticamente da cultura escrita,
convivam com a organização do discurso escrito,
experimentem as diferentes formas de pensar o escrito,
adquiram o gosto pelo escrever e encontrem recursos para fazê-lo.
“Não há porque a escola
atrasar ou cercear a aprendizagem da escrita,
atrasar ou cercear a aprendizagem da escrita,
mas isso não significa acelerar ou estimular
precocemente tal aprendizagem”
precocemente tal aprendizagem”
(PROPOSIÇÕES CURRICULARES, Belo Horizonte, 2009).
O que não devemos é introduzir as práticas
tradicionais do Ensino Fundamental na Educação Infantil,
cujas características são próprias e distintas.
Saliente-se que a fase inicial da aprendizagem da língua escrita
acontece desde o momento em que a criança rabisca,
desenha, elabora e participa de brincadeiras de faz de conta.
À vista disto, atribui a essas atividades a função de signos.
“E o que é a escrita senão um sistema de signos?
A criança constrói o conceito de língua escrita
ao compreender que as palavras escritas são
símbolos que comunicam pensamentos, sentimentos e intenções”
(PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR,
EDUCAÇÃO INFANTIL. Pinhais, 2010: 92)". "
Lembrando que
os eixos estruturantes são :
DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE HUMANA,
CIDADANIA E APRENDIZAGENS
e os eixos integradores:
CUIDAR E EDUCADOR
BRINCAR E INTERAGIR
precisamos ir além da imagem que se tem da escola
como a que ensina LETRAS e NÚMEROS!!!
Este é um momento importante
para uma leitura atenta
rumo a uma prática mais consciente
que perceba que existem
múltiplas linguagens
que nos permitem comunicar
com o corpo, com sons,
com movimentos...
e com alegria
a cultura que criamos
a cultura que recriamos
e a cultura que desejamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário