quarta-feira, 10 de abril de 2013

A atividade musical como processo...


"Atividade musical como processo
Todas as pessoas são musicais. 

No dia a dia, 

elas se expressam das mais diversas formas, 

nos mais variados contextos. 

O papel da escola é 

criar condições de possibilidade 

para o desenvolvimento dessa musicalidade 

e para a vivência do universo musical cultural. 

Para isso não basta a imitação, 

nem somente o foco no produto, 

mas também no processo. 

Crianças devem ter a possibilidade de

ouvir, criar, explorar e compreender

como as diversas músicas estão organizadas".

Fonte: Patrícia Pederiva 

no blog


Após as aulas que tive com a professora Patrícia
comecei a montar 
um acervo musical 
com instrumentos
para que as crianças pudessem
manusear diversos materiais
e apreciar sons variados.
 
Hoje tenho brinquedos, 
objetos sonoros confeccionados pelos próprios alunos, 
artefatos indígenas
... cabaças, apitos, caxixis, enfim...


Para apresentá-los às crianças,
eu os coloquei em um círculo de bambolês, 
cada um escolheu um instrumento,
tocamos todos juntos,
depois fizemos um rodízio.

Finalizando a atividade
apresentei o nome dos instrumentos
e
 "do meu jeito"
toquei para que ouvissem...

E assim...
demos um passo em direção
a nossa criação musical!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário