"Atividade musical como processo
Todas as pessoas são musicais.
No dia a dia,
elas se expressam das mais diversas formas,
nos mais variados contextos.
O papel da escola é
criar condições de possibilidade
para o desenvolvimento dessa musicalidade
e para a vivência do universo musical cultural.
Para isso não basta a imitação,
nem somente o foco no produto,
mas também no processo.
Crianças devem ter a possibilidade de
ouvir, criar, explorar e compreender
como as diversas músicas estão organizadas".
Fonte: Patrícia Pederiva
no blog
Após as aulas que tive com a professora Patrícia
comecei a montar
um acervo musical
com instrumentos
para que as crianças pudessem
manusear diversos materiais
e apreciar sons variados.
Hoje tenho brinquedos,
objetos sonoros confeccionados pelos próprios alunos,
artefatos indígenas
... cabaças, apitos, caxixis, enfim...
Para apresentá-los às crianças,
eu os coloquei em um círculo de bambolês,
cada um escolheu um instrumento,
tocamos todos juntos,
depois fizemos um rodízio.
Finalizando a atividade
apresentei o nome dos instrumentos
e
"do meu jeito"
toquei para que ouvissem...
E assim...
demos um passo em direção
a nossa criação musical!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário