segunda-feira, 25 de março de 2013

Indo além da "Cabeça, ombro, joelho e pé"...

Na semana passada, 

queria dialogar sobre o corpo com as crianças,

 mas estava buscando uma abordagem diferente

(algo que ainda não havia feito)

lembrei de brincadeiras e músicas que são "clássicas", 

 neste período em que se trabalha 

a identidade e o esquema corporal em quase todas as escolas

(e na minha não está sendo diferente!). 

Então, vi um antigo esqueleto de plástico,

 um presente de um amigo biólogo 

(que nunca me foi útil!) 

e foi aí que tive a ideia de apresentá-lo às crianças. 

Tive receio que tivessem medo... 

mas fiquei muito surpresa com a reação delas!

Foi incrível ver como os pequenos 

já possuem bastante consciência do funcionamento de seus corpos!

Indaguei sobre como o nomeamos 

(elas disseram várias palavras como

 "caveira, esqueleto, esqueleto humano, ossos do homem"...)

conversamos acerca das funções dos ossos de cada parte,

falamos sobre a importância, os cuidados 

e vários exemplos foram dados 

sobre como pessoas sem pernas, braços ou outras partes do corpo

superaram a ausência dos membros 

ou mesmo da locomoção do corpo inteiro.

Hoje, voltamos ao assunto 

e amanhã apreciarão o vídeo "Doki descobre o esqueleto"!

Assista e sinta-se a vontade para comentar!




"...As pessoas implicadas nesse processo são seres sociais
e, que, como tal, 
possuem experiências culturais válidas de serem compartilhadas no espaço escolar, 
do mesmo modo em que são vivenciadas fora dos muros escolares” .

(PEDERIVA, Patrícia. Currículo de música. Brasília: 
Secretaria de Educação Básica, 2011, no prelo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário