domingo, 24 de março de 2013

A criança como cidadã

"... As crianças não poderão exercer sua cidadania,

 se não são, desde já, reconhecidas e tratadas como cidadãs.

E não, apenas, como futuras cidadãs. 

É preciso que, em sua prática pedagógica, 

o educador infantil saiba que 

esta deve estar voltada para uma criança real - 

pessoa em desenvolvimento, 

sujeito de direitos, histórica e socialmente situada,

com características, necessidades e expectativas próprias. 

E uma pessoa ainda dependente, 

que precisa de cuidados e educação, 

particularmente sensível ao afeto e ao carinho

e que necessita de ajuda para aprender, crescer e se desenvolver. 

Enfim, para ser cidadã, pessoa livre e autônoma...".


(Fonte: Para além de coelhos e corações: 
Reflexões sobre a prática pedagógica do educador infantil"
 de Maria de Fátima Guerra de Sousa, página 106 - link:http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6694/5405)

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