Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade
esta é uma
"ciência que tem como objeto de estudo o homem
através do seu corpo em movimento
e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação,
onde o corpo é a origem das aquisições
cognitivas, afetivas eorgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos:
o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto,
é um termo empregado
para uma concepção de movimento organizado e integrado,
em função das experiências vividas pelo sujeito
cuja ação é resultante
de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização".
As atividades desenvolvidas na escola
ainda são muito unilaterais,
uma vez que quando se objetiva um trabalho psicomotor
pensa-se no corpo dissociado ou de forma mecanizada.
Quando digo psicomotricidade
não estou falando de "ludibriar com ludicidade",
não estou falando de "exercícios de prontidão enfadonhos",
nem estou falando das "traumáticas bolinhas de papel crepom"!
Somos seres em movimento
social, histórico, cultural...
Somos seres com polegar opositor
que caminha sobre duas pernas
e necessita da convivência para sobreviver!
Portanto, diante do desenvolvimento humano
precisamos entender que nossas atividades
são frutos de trocas criativas e criadoras
e de processos que enriquecem
nosso ser indissociável!!!
Esta reflexão é umas das sementes
que colhi com a proposta
de levar para os alunos alguns jogos pedagógicos
adquiridos pela escola.
Neste momento tinha um único objetivo em mente,
mas as falas, ações e reações das crianças
me fizeram ver muito... muito além do que imaginei!
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