sábado, 30 de março de 2013

Feira Literária do Distrito Federal: FLIDF


Segunda, 08 de ABRIL
Manhã | 10h às 11h30
ESCOLA
Tarde | 14h30 às 15h30
ESCOLA
Tarde | 16h às 17h
Show poético-musical infantil
- A melodia da imaginação - KALUNGA
+ Sessão de autógrafos na Praça
Noite | 19h30 às 21h
Cerimônia de abertura 
com a presença da autora homenageada STELLA MARIS REZENDE

Terça, 09 de ABRIL
Manhã | 10h às 11h30
Entendeu ou quer que eu desenhe?
 - ANDRÉ NEVES + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 14h30 às 16h
Quem quer brincar comigo?
- TINO FREITAS + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 16h30 às 17h
ESCOLA
Noite | 19h30 às 21h
PALESTRA Mundo virtual/mundo real
- GIL GIARDELLI + Sessão de autógrafos na Praça

Quarta, 10 de ABRIL
Manhã | 9h30 às 11h
Caraminholas e brinquedos cantados
- VERA LÚCIA DIAS + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 14h30 às 15h30
Contação de histórias: Conta um, conta dois, conta três...
- TATIANA OLIVEIRA
Tarde | 16h às 17h
Lendo histórias em voz alta 
- MAURÍCIO LEITE
Noite | 19h30 às 21h
Show poético-musical 
- Dona Flor - LUIZA POSSI

Quinta, 11 de ABRIL
Manhã | 10h às 11h30
Leituras saborosas e outras histórias
 - ALESSANDRA ROSCOE + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 14h30 às 15h30
ESCOLA
Tarde | 16h às 17h
Bate-papo com a escritora: Como nasce um livro?
 - ANNA CLAUDIA RAMOS + Sessão de autógrafos na Praça

Sexta, 12 de ABRIL
Manhã | 10h às 11h30
Teatro Um Amor de Encanto
 - CLARA ROSA + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 14h30 ÀS 15h30
Histórias para quase tocar com as mãos
 - CELSO SISTO + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 16h às 17h
Teatro Deu Rato na Biblioteca 
- RAQUEL GONÇALVES & MARIA CÉLIA MADUREIRA + Sessão de autógrafos na Praça
Noite | 19h30 às 21h
PALESTRA Estação Lunar - Conversa sobre poesia 
- ROSEANA MURRAY + Sessão de autógrafos na Praça

Sábado, 13 de ABRIL
Manhã | 10h às 11h30
Apresentação lúdica de A a Zigg - IVAN ZIGG + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 15h às 16h
Contação de histórias
 - ERALDO MIRANDA + Sessão de autógrafos na Praça
Tarde | 16h30 às 17h30
RECITAL SOLO Lua de tapioca 
- JESSIER QUIRINO + Sessão de autógrafos na Praça
Noite | 18h às 20h
Premiação do concurso de redação

Domingo, 14 de ABRIL
Tarde | 15h às 16h
Contação de história (O abacateiro bagunceiro) 
- JONAS RIBEIRO + Sessão de autógrafos na Praça
Noite | 17h30 às 19h
Encerramento - 
SHOW BIA CANTA E CONTA (BIA BEDRAN) + Sessão de autógrafos na Praça

FONTE: http://www.flidf.com.br/programacao.php?menu_id=5




sexta-feira, 29 de março de 2013

Brincadeiras: "A Canoa Virou"

As brincadeiras de roda

 oportunizam experiências coletivas

que inserem as crianças em um mundo 

de múltiplos conhecimentos sociais... 


nas "Brincadeirinhas Musicais I"


apresenta uma proposta interessante para trabalhar a cantiga 

"A Canoa Virou". 

Na minha turma esta música foi e é muito apreciada!

E foi assim que eu fiz:

Apresentei a música para as crianças,

cantamos e dançamos algumas vezes 

aprendermos a letra, a rodar, a virar,

os cuidados básicos para não ocorrer acidentes...

Depois, trouxe para elas barquinhos 

feitos de dobradura com seus nomes

e um TNT azul.

Cada criança pegou em um pedaço do pano,

cantamos a canção e as crianças de uma a uma...

ao ouvir o nome, lança o barquinho sobre o pano 

e fica sentada sob o pano

tentando tocar os barcos com as mãos...

 o efeito do pano balançando lembra o movimento da água

e ao final as crianças vão saindo uma a uma 

quando ouvirem o nome ao final da canção.

Esta atividade poderá ser repetida 

diversas vezes durante o ano letivo

e com o tempo as regras podem ir mudando 

conforme as sugestões e as necessidades da turma.



Registramos o movimento das águas 

usando a linguaguem plástica também,

entreguei uma cartolina dobrada 

e primeiro pintamos linhas retas azuis representando o céu,

depois usamos pinceladas imprimindo bolas 

para dar a sensação de movimento das águas.

Cada crianças colou o barco,

 finalizamos colando nuvens 

e fazendo o sol com cola colorida e Glitter dourado.

As crianças adoraram o resultado, 

uma delas chegou a dizer que 

parecia que o barco estava mexendo!

 




Espero que gostem e comentem!!!

quinta-feira, 28 de março de 2013

"Os Direitos Naturais da Criança"


Os Direitos Naturais da Criança:

1. Direito ao ócio: 

Toda criança tem o direito de viver 

momentos de tempo não programado pelos adultos.

2. Direito a sujar-se: 

Toda criança tem o direito de brincar com a terra,

 a areia, a água, a lama, as pedras.

3. Direito aos sentidos:

 Toda criança tem o direito de sentir 

os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.

4. Direito ao diálogo: 

Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, 

de ser levada a sério nas suas ideias, de ter explicações para suas dúvidas 

e de escutar uma fala mansa, sem gritos.

5. Direito ao uso das mãos: 

Toda criança tem o direito de lidar com madeira, de lixar,

colar, amarrar, modelar.

6. Direito a um bom início: 

Toda criança tem o direito de comer alimentos sadios 

desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.

7. Direito à rua: 

Toda criança tem o direito de brincar 

na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, 

sem medo de ser atropelada por motoristas 

que pensam que as vias lhes pertencem.

8. Direito à natureza: 

Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques,

de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.

9. Direito ao silêncio: 

Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento,

 o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.

10. Direito à poesia: 

Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr 

e de ver as estrelas e a lua.

(Retirado Livro 3 
do Currículo do Primeiro Ciclo 
da Secretaria de Educação do Distrito Federal 2013)

"O revestimento externo do corpo"

Agora que conhecemos um pouco sobre os ossos humanos,

iremos falar sobre o "revestimento externo do corpo"

e olha que legal...

 encontrei no site 


um vídeo respondendo a uma criança

POR QUE TEMOS PELE?

Eu gostei muito da linguagem utilizada

e acredito que esta pergunta poderá 

suscitar nas crianças várias outras questões!

terça-feira, 26 de março de 2013

Ler SIMPLESMENTE pelo e para o prazer...

Dentre os discursos empreendidos 

nas falas "pedagogizadas"

está o de dar sentido 

aos livros, filmes e músicas!

E aí está, uma questão intrigante...

Um livro, um filme, uma música 

serve a que ou a quem? 

Precisamos tomar cuidado 


com a mecanização das atividades 


e a exploração da arte 


em busca de uma mensagem moral 


ou um fim utilitário!

Certamente, não devemos levar nada

(nem mesmo um papel em branco)

para a sala de aula

sem pensar no seu objetivo.

Mas é aí que está...

Ás vezes precisamos ler pelo prazer de ler,

aguçar indagações, explorar campos incertos

e dar boas gargalhadas com as crianças.

Pensando assim, há algum tempo 

venho realizando a bela jornada da leitura,

aquela que ao terminar vejo:

perguntas no ar,

silêncio,

reticências...

e sem o protocolo de ter que...

isto mesmo, 

nada de interpretação ou ilustração do texto.

A apreciação foi uma das muitas lições

quando selecionei esta bela coleção de livros 

do maior especialista em libélulas: 

Angelo Machado*

Divirta-se e tenha uma bela aventura!!!


Títulos e links:




*ANGELO MACHADO é também cientista e ambientalista.

Formado em medicina, nunca exerceu a profissão, 

preferindo dedicar-se

 ao ensino e à pesquisa.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Indo além da "Cabeça, ombro, joelho e pé"...

Na semana passada, 

queria dialogar sobre o corpo com as crianças,

 mas estava buscando uma abordagem diferente

(algo que ainda não havia feito)

lembrei de brincadeiras e músicas que são "clássicas", 

 neste período em que se trabalha 

a identidade e o esquema corporal em quase todas as escolas

(e na minha não está sendo diferente!). 

Então, vi um antigo esqueleto de plástico,

 um presente de um amigo biólogo 

(que nunca me foi útil!) 

e foi aí que tive a ideia de apresentá-lo às crianças. 

Tive receio que tivessem medo... 

mas fiquei muito surpresa com a reação delas!

Foi incrível ver como os pequenos 

já possuem bastante consciência do funcionamento de seus corpos!

Indaguei sobre como o nomeamos 

(elas disseram várias palavras como

 "caveira, esqueleto, esqueleto humano, ossos do homem"...)

conversamos acerca das funções dos ossos de cada parte,

falamos sobre a importância, os cuidados 

e vários exemplos foram dados 

sobre como pessoas sem pernas, braços ou outras partes do corpo

superaram a ausência dos membros 

ou mesmo da locomoção do corpo inteiro.

Hoje, voltamos ao assunto 

e amanhã apreciarão o vídeo "Doki descobre o esqueleto"!

Assista e sinta-se a vontade para comentar!




"...As pessoas implicadas nesse processo são seres sociais
e, que, como tal, 
possuem experiências culturais válidas de serem compartilhadas no espaço escolar, 
do mesmo modo em que são vivenciadas fora dos muros escolares” .

(PEDERIVA, Patrícia. Currículo de música. Brasília: 
Secretaria de Educação Básica, 2011, no prelo).




domingo, 24 de março de 2013

Um passo importante para o educador infantil...


Indo além de rostos e nomes!


"... Uma das primeiras preocupações 

que todo educador infantil deve ter:

Conhecer individualmente cada criança.

Isto significa ser capaz de identificar, em cada uma delas, 

respostas às questões:

Quem é esta pessoa que está aqui na sala?

O que ela sente?

O que ela pensa sobre si e os outros a seu redor?

Quais as suas expectativas e esperanças

quanto ao seu presente e futuro?

Quando o educador busca ser capaz de responder a estas

e outras questões semelhantes,

sua prática se torna mais sensível, reflexiva e eficiente..."

(Fonte: Para além de coelhos e corações: 
Reflexões sobre a prática pedagógica do educador infantil"
 de Maria de Fátima Guerra de Sousa, página 104 - link:http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6694/5405)

A criança como cidadã

"... As crianças não poderão exercer sua cidadania,

 se não são, desde já, reconhecidas e tratadas como cidadãs.

E não, apenas, como futuras cidadãs. 

É preciso que, em sua prática pedagógica, 

o educador infantil saiba que 

esta deve estar voltada para uma criança real - 

pessoa em desenvolvimento, 

sujeito de direitos, histórica e socialmente situada,

com características, necessidades e expectativas próprias. 

E uma pessoa ainda dependente, 

que precisa de cuidados e educação, 

particularmente sensível ao afeto e ao carinho

e que necessita de ajuda para aprender, crescer e se desenvolver. 

Enfim, para ser cidadã, pessoa livre e autônoma...".


(Fonte: Para além de coelhos e corações: 
Reflexões sobre a prática pedagógica do educador infantil"
 de Maria de Fátima Guerra de Sousa, página 106 - link:http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6694/5405)

A história do "PEQUENO CIDADÃO"...



Em 2008, 4 pais amigos e músicos 

(Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, 

Edgard Scandurra e Taciana Barros) 

gravaram um CD com seus filhos 

e este foi lançado em 2009 

unindo muita diversão com trabalho árduo no estúdio. 
 A mídia, a crítica e acima de tudo as crianças de todo o Brasil 

o apreciaram e a partir daí, 

outros projetos decorrentes deste 

foram lançados com o mesmo sucesso! 

Alguns destes sucessos você poderá apreciar no site: 

http://www.pequenocidadao.com/

"Pequeno Cidadão"


No jardim do pequeno cidadão...
 a criação e a imaginação 
são ferramentas essenciais para o cultivo de saberes... 
Sinta-se parte e semeei esta ideia!


"Apenas" Brincando!!!




Apenas Brincando

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,

Por favor não diga que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo 

sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando,


Arrumando a mesa e cuidando das bonecas,

Por favor, não fique com a ideia que estou apenas brincando.

Porque quando brinco estou aprendendo.

Posso ser mãe ou pai algum dia.

Quando estou pintando até os cotovelos,

Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,

Por favor, não me deixe ouvir você dizer: 

ele está apenas brincando.

Porque quando brinco estou aprendendo.

Estou me expressando e criando.

Eu posso ser um artista ou um inventor algum dia.

Quando você me vê sentado numa cadeira

Lendo para uma platéia imaginária,

Por favor, não ria e pense que eu estou apenas brincando.

Porque quando brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um professor algum dia.

Quando você me vê procurando insetos nos arbustos,

Ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro,

Não jogue fora como se eu estivesse apenas brincando.

Porque quando brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um cientista algum dia.

Quando estou entretido com um quebra-cabeça,

Ou com algum brinquedo na minha escola,

Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.

Porque quando brinco estou aprendendo.

Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.

Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê cozinhando e experimentando alimentos,

Por favor, não pense que, porque me divirto, é apenas brincadeira.

Eu estou aprendendo instruções e percebendo diferenças.

Eu posso ser chef algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar,

Correr e movimentar meu corpo,

Por favor, não diga que estou apenas brincando.

estou aprendendo como meu corpo funciona.

Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje,

E eu digo: eu brinquei.

Não me entenda mal.

Porque enquanto brinco estou aprendendo. 

Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para amanhã.

Hoje, eu sou criança e meu trabalho é brincar."


Autora: Anita Wadley